terça-feira, 17 de agosto de 2010

O QUE É HIPERTEXTO?

CURSO: ENSINENDO E APRENDENDO COM AS TICS
CURSISTA: SARITA RODER TORRECILHA
TOCANTINÓPOLIS-TO


O QUE É UM HIPERTEXTO?

O hipertexto nos remete a um texto em formato digital e impulsiona o aluno a pesquisa e produção textual. Facilita a construção do conhecimento coletivo, compartilhado.
Preparar uma aula com auxílio de hipertexto nos leva a entender a história escrita por pessoas, pois ele não surgiu com a internet e nem com a web. Os textos eram copiados e revisados com o passar do tempo, pois o conhecimento está sempre em transformação.
Com o aparecimento das tecnologias o hipertexto passou a ser utilizado através de hiperlinks ou links. Eles enriquecem o texto principal com ícones, gravuras, fazendo com que a informações sejam completadas.
O que gostei no estudo do hipertexto é a forma como ele é conceituado, não somente digital, mas existem outras formas: enciclopédias, pinturas, manuscritos.
A relação linear que o aluno estabelece com o texto também é importante, pois juntamente com a velocidade das informações transmitidas pela internet existem paralelamente as informações de documentos escritos anteriormente. Daí a possibilidade de troca de informações importantes para a construção do conhecimento, sem descartar o que o aluno já traz em sua bagagem cultural.

Um comentário: